sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A Menina que Roubava Livros



Vou postar o texto que fiz sobre o livro.
Dia 7 de fevereiro terminei de ler "A Menina que Roubava Livros" e eu gostei muito. Trata-se de uma menina que mora com os pais adotivos na Alemanha Nazista nos anos 40 a 43 e quem narra a história é a Morte que de vez em quando ela meio que viaja no tempo soltando fatos nada agradáveis do futuro e sendo onipresente ou oniciente.
Também faz referências do tipo "o céu com cor de chocolate ..." e tem notas no meio dos capítulos que informam certas coisas que deixa a maneira de ler muito gostosa.

Eu sei que este livro não agradou algumas pessoas que escreveram por ai que é mais um livro de fazer/ganhar dinheiro, e a leitura é infantil e bláblá.

Sinceramente eu acho um saco o tema do nazismo, porém o que me agradou neste livro é um ponto de vista de uma pessoa que não era judeu (apesar de ter um na história) e nem soldado nazi. E sim de uma família alemã pobre da Rua Himmel que não tinha opção. Não tinha como escapar do partido nazista.

E durante a leitura do livro eu ficava me indagando e também enchendo o meu respectivo (que já leu o livro e o Mein Kampf) de "porques" de todo este movimento que houve na guerra e o porque de tanto ódio, e acho que ninguém sabe direito, mas acho que o Hitler conseguiu usar as palavras para atingir num ponto num momento onde o povo alemão estava desfalcado patrioticamente e financeiramente (Judeus eram donos das maiores fábricas..etc..) e assim conseguiu o poder e assim controlar tudo e todos (e aí surgiu a publicidade!). E também sobre este assunto ouvi coisas do tipo: "isto só aconteceu pq os judeus deixaram".

Mas, um grande MAS, eu não sou historiadora, não me interesso pelo assunto e não sei se estou falando bobagem.

Se estiver, me desculpem.

É apenas um devaneio, afinal o blogue é NOSSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...